OUTONO-INVERNO 2025
Portes GRÁTIS a partir de 50€ (válido para PT Cont.)
A “Sapataria e Chapelaria” Lord foi inaugurada em 1941 num projecto “art-decó” e de inspiração modernista assinado pelo arquitecto Raul Tojal naquilo que viria a ser uma das Lojas mais charmosas, até aos dias de hoje, da baixa de Lisboa. Os seus artigos distinguiram-se sempre pela qualidade e, muitos, pelo carácter exclusivo.
Em 2017, a Sapataria e Chapelaria Lord viria a ser reconhecida pela Camara Municipal de Lisboa como “Loja Histórica”, distinção de que muito se orgulha e que a integra no património nacional das Lojas com História daquela cidade.
Em 2018 foi a vez da Lord se instalar na ilha, também ela no coração da cidade do Funchal, prestigiando o comércio local com os seus produtos e o seu atendimento de proximidade que sempre a caracterizaram.
A história das marcas confunde-se com Mário Silva. Madeirense de origem, Mário Silva vem para Lisboa à procura de uma vida melhor. Entra na Sapataria Lord em 1954 ainda como funcionário. Trabalhou ali seis anos, aprendeu com as vicissitudes e exigências do ofício onde cada um dos funcionários tinha a sua carteira de clientes, para o atendimento ser o mais personalizado possível. Não era bem visto um funcionário atender o cliente de outro colega.
Outro exemplo das minudências do ofício está inscrito nas cadeiras azuis e na banqueta de atendimento ainda hoje presentes na Loja, sugerindo uma imagem de proximidade. Aquele era um tempo de colaboração, de conversar como quem pede, de relatar novidades como quem encomenda, de servir o Cliente. Por ali passaram importantes figuras da história recente de Portugal enquanto Clientes.
Posto tudo isto, e reunidos bastantes detalhes do ofício, Mário Silva sentiu-se pronto para abrir o seu próprio negócio. Fê-lo em 1961 e com o apoio do seu antigo patrão. Correu bem, e nasce assim a Godiva, uma sapataria jovem e arrojada numa zona “nova” e periférica de Lisboa à época: Benfica. Anos mais tarde, seguiram-se novas aberturas em Lisboa, culminando com a aquisição da Lord já nos anos 90. Quase 40 anos depois, também na década de 90, Mário Silva viria ainda a concretizar um sonho, regressando à sua ilha da Madeira para abrir uma Godiva, que permanece até aos dias de hoje como um espaço de referência no comércio do Funchal.
Godiva e Lord são hoje duas das mais antigas marcas de calçado nacionais com mais de 60 anos de história.
Ao longo dos anos, a Godiva e a Lord lançaram pioneiramente várias marcas nacionais e internacionais, hoje sobejamente conhecidas do público. Ambas as marcas se posicionam na comercialização de calçado de elevada qualidade de construção e materiais nobres e ainda na comercialização de uma vasta oferta de Chapéus de homem e senhora de afamadas marcas nacionais e internacionais.
O negócio mantém-se ainda hoje na família, resiliente aos tempos, às crises e às mudanças na sociedade e no consumo, sem nunca perder o foco naquilo que consideram essencial - proporcionar aos seus clientes um produto e um serviço de excelência. A Godiva e a Lord seguem hoje lado a lado na sua paixão pelo calçado em Portugal.